{.}

Noites de Maria


José Alberto Júnior
Em 1957 o diretor italiano Federico Fellini lançava um dos seus filmes mais belos, “Noites de Cabíria”. Protagonizado pela maravilhosa Giulietta Masina no papel de uma prostituta romântica e ingênua que sonhava conhecer seu amor verdadeiro – e que sofria com as desilusões.
59 anos depois um curta-metragem pernambucano traz uma outra Cabíria, mais trágica do que a da italiana. O filme se inspira na vida e versos de Severina Branca, prostituta e boêmia de São José do Egito, uma das mais importantes poetas da região do Pajeú.
Em “Maria”, a diretora Carol Correia propõe um jogo de narrativa onde passado e presente são embalados por uma narração inspirada no mote “o silêncio das noites é quem tem sido testemunhas das minhas amarguras”.
Em uma das cenas mais fortes do filme, um estupro é filmado de maneira surpreendente. O sentimento da jovem, brilhantemente interpretada por Karine Ordônio, é transportado para suas mãos. Essa sequência se tornou ainda mais forte pois no mesmo dia em que foi exibido na Mostra Pajeú de Cinema um ato bárbaro foi cometido no Rio de Janeiro.
Emoção e revolta são gritantes. Maria e Cabíria estão entreligadas. São personagens femininos muito fortes. Não sei se a diretora viu Cabíria, mas captou em Maria a alma da italiana. Se esta foi transportada para Marcelia Catarxo, em participação especialíssima, não sei. Mas vi Cabíria, vi Maria, vi Carol, vi Severina. Todas elas juntas num só ser.
* Extraído do site Oficina de Crítica do crítico André Dib.